top of page

Formando Líderes na Escola: Uma Cultura de Aprendizado Contínuo

marcelo4064

A escola de hoje deve preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Mas sejamos sinceros: quantas vezes você já ouviu ou leu alguma variação dessa frase só neste último mês? O problema dos clichês é que a repetição pode enfraquecer até as mensagens mais verdadeiras.


A escola, de fato, é o ambiente ideal para desenvolver habilidades de liderança nos alunos. Essa competência envolve inteligência emocional, autogestão, tomada de decisões informadas, pensamento crítico e criativo, colaboração e comunicação eficaz, entre outras capacidades. Antes chamadas de "soft skills", essas habilidades se mostram cada vez mais essenciais e, definitivamente, de "soft" (suaves) têm muito pouco!


Quando pensamos em escola, é comum imaginarmos uma sala de aula com um professor liderando um grupo de alunos. No entanto, a liderança vai muito além desse cenário. A comunidade escolar é ampla e multifacetada, e a liderança não se restringe ao professor ou à direção. Assim como no mundo corporativo, a hierarquia nas escolas mudou, exigindo um modelo mais colaborativo e distribuído.


Professores, coordenadores e toda a equipe escolar têm potencial para liderar. Mas como desenvolver essa liderança na prática? O primeiro passo é incorporar o desenvolvimento dessas habilidades à cultura organizacional da escola, criando um ambiente de confiança e colaboração que incentive o protagonismo de todos. Além disso, investir em formação contínua e treinamentos focados em gestão é essencial, assim como estimular processos democráticos e participativos. Um líder escolar precisa ir além do conhecimento pedagógico: gestão humanizada, visão estratégica e inteligência emocional são diferenciais indispensáveis.


Segundo Mariana Bello Moraes, psicóloga organizacional na FourC Bilingual Academy, "todo processo de desenvolvimento profissional precisa começar através do impacto da liderança, caso contrário, ele não se sustenta dentro de uma organização, dentro de uma escola". Quando a equipe gestora valoriza e incentiva o crescimento profissional, essa mentalidade se espalha para os professores, que naturalmente multiplicam essa cultura entre seus colegas.


Na FourC, o departamento de Recursos Humanos, liderado por Mariana, trabalha com o desenvolvimento de lideranças educacionais de forma estruturada. "Partimos de um mapeamento das competências necessárias para o líder FourC, considerando nossos valores, desafios e visão de futuro. A partir dessa análise, identificamos quais habilidades são essenciais para construir esse futuro desejado".


Esse mapeamento, aliado ao pipeline de liderança — que abrange autogestão, gestão de pessoas, gestão de processos e de resultados —, fundamentou a criação de um programa estratégico de desenvolvimento de líderes educacionais. Cada membro da equipe gestora passa por uma autoavaliação baseada em rubricas e, junto à direção da escola, elabora um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), listando ações concretas para aprimorar suas habilidades de liderança.


Ao longo do ano, o programa inclui módulos de formação, atividades práticas e reuniões de feedback para avaliar o progresso e ajustar estratégias conforme necessário. "Isso tem tornado a comunicação muito mais transparente e as expectativas mais claras", afirma Mariana.


Esse mesmo modelo é aplicado ao desenvolvimento profissional da equipe docente, com PDIs baseados no mapeamento de competências. Esse processo não só fortalece os indivíduos, mas também gera uma visão mais ampla dos desafios da escola, permitindo a oferta de formações e treinamentos mais alinhados às necessidades da equipe.


Como Mariana destaca, quando a liderança impulsiona o desenvolvimento profissional, cria-se uma cultura organizacional pautada no aprendizado contínuo. E quando o professor é parte de uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento, ele leva esta cultura para sua sala de aula, junto de seus alunos. Afinal, esse é o propósito essencial da escola: ser um espaço onde o conhecimento e o crescimento são estimulados para a vida toda.


Fortalecer as lideranças dentro da escola significa fortalecer toda a comunidade escolar. E você, como está contribuindo para formar líderes na sua escola?


 
 
 

Comments


bottom of page